sexta-feira, 25 de junho de 2021

Tome a vacina que tiver!


BioNTech, Pfizer; CoronaVac; Johnson & Johnson; Oxford, AstraZeneca; Sputnik V. Tome a vacina que estiver disponível em sua cidade. Tome a vacina que estiver disponível no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Todos os imunizantes disponíveis passaram por testes que comprovam sua segurança e eficácia contra o novo coronavírus. Sua aplicação é autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O presidente Bolsonaro voltou a prestar um desserviço pra sociedade ao brincar com a vacina CoronaVac, primeiro imunizante aplicado no Brasil. Em live com o secretário de Comunicação, Fábio Faria, ele perguntou, em tom de ironia, se o secretário tomaria a CoronaVac. Faria, de bate-pronto, respondeu: "Não!". E os dois caíram na risada.

Por causa dessa irresponsabilidade do principal governante do País, pessoas estão indo pra fila da vacina e escolhendo qual imunizante tomar. Não façam isso. Testes mostram que, ao tomar a vacina (qualquer uma), o risco de mortes diminui. O risco de contaminações reduz drasticamente. A vacinação não é apenas uma ferramenta de proteção individual (ou seja, quem se vacina se protege), mas coletiva.

O jornal Valor Econômico publicou nesta quinta (24): "Mais de 99% das mortes recentes nos EUA são de não vacinados". E mais: "Infecções em pessoas totalmente vacinadas foram responsáveis ​​por menos de 1.200 das mais de 853.000 hospitalizações por Covid-19. Isso é, cerca de 0,1%". Ou seja, vacina salva. Não só a sua vida, mas a vida de quem está ao seu redor. 

Bolsonaro é irresponsável, é contra a ciência, contra a vacina. Não faça como o presidente. Não dê ouvidos às suas falas. Tome a vacina que tiver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário