quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Encontro da Juventude é neste sábado (20)

O texto da minha coluna publicado na edição desta quarta (20) no jornal Guarulhos Hoje trata do 7º Encontro da Juventude de Guarulhos.

Leia na íntegra, abaixo.

Com os jovens, neste sábado

Faz alguns anos, nosso Sindicato decidiu formar o Departamento da Juventude. Um dos desdobramentos dessa criação foi a realização de encontros da juventude metalúrgica. A sétima edição será neste sábado, no plenário do Eniac, região central de Guarulhos.

A juventude é uma força ativa da sociedade e ocupa espaço em todos os segmentos nacionais. Talvez não o espaço que mereça. Daí a necessidade de reunir, aglutinar, debater, propor e reivindicar mais espaços, mais políticas públicas, mais voz junto aos governos e a todas as instâncias de poder, públicas ou privadas.

O Brasil já avançou em políticas para o jovem. Exemplo é o Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional em 2103. Outras iniciativas construtivas são o Prouni, o Fies (que financia os estudos) e o Pronatec, que possibilita a formação profissional. Mas temos ainda muito a fazer, e fazer onde atuamos. Ou seja, na base sindical, no bairro, na cidade.

No encontro deste sábado, vamos, além do chamamento à militância sindical, cidadã e política, colocar em debate dois temas muito importantes: o empreendedorismo jovem e o combate às drogas. Os temas serão abordados em palestras, peça de teatro e apresentação musical.

Além de ruidoso e cheio de energia, o jovem é curioso e questionador. Eu digo que a juventude atual é, apesar dos problemas reais, privilegiada perante as gerações anteriores. Aliás, pesquisa nacional que estamos levando ao encontro, mostra isso: 36% afirmam viver em melhor condição que a de seus pais. Pela própria condição e pouca experiência de vida, o jovem muitas vezes é disputado por organizações ilegais e mesmo criminosas. Penso que a melhor maneira de enfrentar esse desafio é propiciar educação continuada e de qualidade, porque a educação forma e dá parâmetros para a vida prática.

Poucas décadas atrás, era uma luta ter acesso a informações. Somos um país com poucas bibliotecas, com imprensa de baixa tiragem e uma única emissora dando as cartas e a versão dos fatos. Isso está mudando. Com a internet, o acesso a informações se tornou rápido e relativamente barato. Melhor ainda: o conteúdo pode ser compartilhado, sem limites.

É com esse novo jovem - antenado e inquieto - que vamos tratar sábado no VII Encontro da Juventude Metalúrgica. Estamos nos empenhando para fazer o melhor, não apenas no Encontro, mas também depois no encaminhamento das deliberações e em respeito às propostas que serão debatidas no evento.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

O texto pode ser lido e compartilhado no site do Sindicato. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário